Pós Vasectomia – PESA: É a aspiração percutânea dos espermatozoides nos epidídimos, puncionado com uma agulha de fino calibre. Muito utilizada para homens vasectomizados. Pode ser feito com anestesia local ou com sedação. Algumas vezes, é utilizado como diagnóstico em casos de vasectomias realizadas após 16 anos ou mais.
Testicular Sperm Aspiration – TESA: É a aspiração percutânea dos espermatozoides do testículo puncionado com uma agulha de grosso calibre. Como é feita às cegas, as chances de se encontrar espermatozoides é inferior quando dissecamos os testículos na procura de regiões mais suspeitas de terem espermatozoides.
Testicular Sperm Extraction – TESE: A realização de múltiplas biópsias testiculares tem uma alta porcentagem de recuperação de espermatozoides, embora demande inúmeras tentativas, o que aumenta os riscos de eventuais complicações. Permite também, como vantagem, a análise do tecido testicular, como forma de auxilio prognóstico para a produção ou não de espermatozoides.
Microsurgical Epididymal Sperm Aspiration – MESA: É a aspiração dos espermatozoides do epidídimo guiada por microcirurgia. Muito utilizada para pacientes com agenesia deferencial. Como não é feita às cegas, as chances de se encontrar espermatozoides é superior ao PESA, para os casos de agenesia.